A leitura atenta ao livro de Drauzio Varella, intitulado Por um fio, representa muito mais de uma forma de obtenção de conhecimento da natureza humana e sua profunda psicologia diante de um assunto extremamente perturbador para nós: a morte. As situações nesse livro tratam-se de doentes em fase terminal que vêem - se diante do fim da existência humana, com isso aprendem sobre a verdadeira importância da vida.
Desprendem-se muitos casos do autor, alguns mostram a inesperada reação dos pacientes com câncer quando percebem sua perspectiva de vida diminuir lentamente.
Ao longo do contexto e conhecendo diversas histórias de vida ficamos positivamente perplexos pela biografia de Drauzio Varella. Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, especialista em oncologia e vários tipos de estágios nos diversos ramos da medicina, um currículo respeitável, ele possui uma imensurável sensibilidade com o paciente e encontra dificuldades maiores em tratar a alma humana do que os problemas físicos propriamente ditos.
A lição mais importante que pode - se obter através dessa leitura é visível neste parágrafo: “Custei a aceitar a constatação de que muitos de meus pacientes encontravam novos significados para a existência ao senti-la esvair-se, a ponto de adquirirem mais sabedoria e viverem mais felizes que antes, mas essa descoberta transformou a minha vida pessoal: será que com esforço não consigo aprender a pensar e a agir como eles enquanto tenho saúde?”.
domingo, 12 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário